No dia primeiro de julho do corrente ano, por volta de meio dia, tivemos um caso de afogamento com vítima fatal em nosso município. Esclarecendo os fatos, a equipe de Guarda Vidas municipal estava no local, realizou os procedimentos de salvamento aquático, retirou duas vítimas com vida, e uma, infelizmente, não sobreviveu. Os Guarda Vidas Antonio Martins e Janatan Alves se direcionaram às vítimas usando flutuador no momento do ocorrido, ambos procuraram acalmá-las para poderem realizar a retirada delas da forte corrente de retorno que se perpetuava no local. A distância, do local de onde as vítimas estavam para o Posto de Guarda Vidas, era de aproximadamente 70 metros, próximo a caixa dágua. Além disso, vale mencionar, que civis que estavam no momento, também ajudaram no salvamento e retirada das vítimas.As duas vítimas que saíram com vida estavam estabilizadas, não precisando serem levadas à Unidade de Saúde do município. Levando em conta a classificação dos graus de afogamento de David Szpilman, uma vítima foi resgate e a outra grau 1 (tosse, sem espuma em boca e nariz). Entretanto, a terceira vítima, demonstrou o grau 6 (parada cardiorrespiratória), e assim que alcançada a areia, foram realizadas, a exaustão, a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), não havendo êxito. Pelas circunstâncias apresentadas, a ambulância de Barra do Camaratuba foi acionada pelos comerciantes. Após sua chegada, a terceira vítima foi encaminhada a Unidade de Saúde do município, onde a equipe de Saúde realizou todos os procedimentos para reanimá-la.Diante do exposto, vale mencionar que em momento algum houve negligência ou omissão por parte do município. O trabalho dos Guarda Vidas é realizado todos os dias, visando ao fortalecimento do turismo e à segurança dos banhistas. Este serviço busca garantir o reconhecimento de nosso paraíso, não pelos números dos casos de afogamentos, mas pelas suas belezas naturais que chamam a atenção de nossos visitantes. Este ano já foram quase quarenta casos de pessoas que tiverem suas vidas salvas pela equipe de salvamento aquático do município. Além disso, buscamos constantemente a parceria com outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, para realizarmos um serviço cada vez mais exitoso. Assim, o município continuará buscando a eficiência e a melhoria contínua na prestação de seus serviços, especialmente, sobre o assunto supracitado.
No dia primeiro de julho do corrente ano, por volta de meio dia, tivemos um caso de afogamento com vítima fatal em nosso município. Esclarecendo os fatos, a equipe de Guarda Vidas municipal estava no local, realizou os procedimentos de salvamento aquático, retirou duas vítimas com vida, e uma, infelizmente, não sobreviveu. Os Guarda Vidas Antonio Martins e Janatan Alves se direcionaram às vítimas usando flutuador no momento do ocorrido, ambos procuraram acalmá-las para poderem realizar a retirada delas da forte corrente de retorno que se perpetuava no local. A distância, do local de onde as vítimas estavam para o Posto de Guarda Vidas, era de aproximadamente 70 metros, próximo a caixa dágua. Além disso, vale mencionar, que civis que estavam no momento, também ajudaram no salvamento e retirada das vítimas.
As duas vítimas que saíram com vida estavam estabilizadas, não precisando serem levadas à Unidade de Saúde do município. Levando em conta a classificação dos graus de afogamento de David Szpilman, uma vítima foi resgate e a outra grau 1 (tosse, sem espuma em boca e nariz). Entretanto, a terceira vítima, demonstrou o grau 6 (parada cardiorrespiratória), e assim que alcançada a areia, foram realizadas, a exaustão, a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), não havendo êxito. Pelas circunstâncias apresentadas, a ambulância de Barra do Camaratuba foi acionada pelos comerciantes. Após sua chegada, a terceira vítima foi encaminhada a Unidade de Saúde do município, onde a equipe de Saúde realizou todos os procedimentos para reanimá-la.
Diante do exposto, vale mencionar que em momento algum houve negligência ou omissão por parte do município. O trabalho dos Guarda Vidas é realizado todos os dias, visando ao fortalecimento do turismo e à segurança dos banhistas. Este serviço busca garantir o reconhecimento de nosso paraíso, não pelos números dos casos de afogamentos, mas pelas suas belezas naturais que chamam a atenção de nossos visitantes. Este ano já foram quase quarenta casos de pessoas que tiverem suas vidas salvas pela equipe de salvamento aquático do município. Além disso, buscamos constantemente a parceria com outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, para realizarmos um serviço cada vez mais exitoso. Assim, o município continuará buscando a eficiência e a melhoria contínua na prestação de seus serviços, especialmente, sobre o assunto supracitado.