Aconteceu no dia 07 de junho, no Centro Cultural Prefeito João Madruga, a decimando Conferência Municipal de Assistência Social, o evento contou com apresentações culturais e debates enriquecedores sobre a atuação dos programas do SUAS Sistema Único de Assistência Social em Mataraca.[caption id="attachment_23791" align="alignnone" width="2560"] Formação da mesa[/caption]A programação iniciou com a apresentação cultural da quadrilha do grupo dos idosos, na sequência a mesa foi formada com os membros do conselho e representante dos beneficiários dos programas da Assistência Social. Em seguida, a palestrante Magna explicou o que era e como funciona o SUAS.[caption id="attachment_23789" align="alignnone" width="2560"] Apresentação do grupo dos idosos[/caption]O SUAS têm como papel representar uma nova forma de conduzir a Assistência Social, e seu objetivo é garantir a proteção social a todos os cidadãos, dessa forma, é o apoio das famílias, indivíduos e à comunidade, no combate as suas dificuldades por meio de políticas públicas. Já a conferência, tem como princípio, averiguar a política da Assistência Social, propondo diretrizes para cada vez mais, aprimorar o sistema, demonstrando o compromisso de todos os envolvidos com a lei orgânica, discutindo as responsabilidades do poder público.[caption id="attachment_23793" align="alignnone" width="2560"] Palestrante Magna[/caption]Após o intervalo do almoço os participantes foram divididos em 5 grupos para debater os seguintes eixos temáticos:Eixo 1 - Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos à garantia dos diretos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do pais.Eixo 2 - Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas.Eixo 3 - Articulação entre segmentos: como potencializar a participação social do SUAS?Eixo 4 - Serviço, programas e projetos: Universalização do acesso a integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.Eixo 5 - Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.[caption id="attachment_23796" align="alignnone" width="2560"] Debate dos eixos temáticos[/caption]A Conferência contou com a participação ativa dos beneficiários do SUAS, e foi concluída com a exposição dos debates dos 5 eixos temáticos.
Aconteceu no dia 07 de junho, no Centro Cultural Prefeito João Madruga, a decimando Conferência Municipal de Assistência Social, o evento contou com apresentações culturais e debates enriquecedores sobre a atuação dos programas do SUAS Sistema Único de Assistência Social em Mataraca.
[caption id="attachment_23791" align="alignnone" width="2560"] Formação da mesa[/caption]
A programação iniciou com a apresentação cultural da quadrilha do grupo dos idosos, na sequência a mesa foi formada com os membros do conselho e representante dos beneficiários dos programas da Assistência Social. Em seguida, a palestrante Magna explicou o que era e como funciona o SUAS.
[caption id="attachment_23789" align="alignnone" width="2560"] Apresentação do grupo dos idosos[/caption]
O SUAS têm como papel representar uma nova forma de conduzir a Assistência Social, e seu objetivo é garantir a proteção social a todos os cidadãos, dessa forma, é o apoio das famílias, indivíduos e à comunidade, no combate as suas dificuldades por meio de políticas públicas. Já a conferência, tem como princípio, averiguar a política da Assistência Social, propondo diretrizes para cada vez mais, aprimorar o sistema, demonstrando o compromisso de todos os envolvidos com a lei orgânica, discutindo as responsabilidades do poder público.
[caption id="attachment_23793" align="alignnone" width="2560"] Palestrante Magna[/caption]
Após o intervalo do almoço os participantes foram divididos em 5 grupos para debater os seguintes eixos temáticos:
- Eixo 1 - Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos à garantia dos diretos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do pais.
- Eixo 2 - Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas.
- Eixo 3 - Articulação entre segmentos: como potencializar a participação social do SUAS?
- Eixo 4 - Serviço, programas e projetos: Universalização do acesso a integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.
- Eixo 5 - Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
[caption id="attachment_23796" align="alignnone" width="2560"] Debate dos eixos temáticos[/caption]
A Conferência contou com a participação ativa dos beneficiários do SUAS, e foi concluída com a exposição dos debates dos 5 eixos temáticos.